tipos de trafego (SEO)

Você conhece todos os tipos de tráfego que podem atrair seus clientes?

Seu site possui todos os tráfegos possíveis? Sua estratégia digital leva em conta os 5 tipos de tráfego?

Isso mesmo, 5 tipos, por algum tempo na internet se falava apenas de trafego pago e orgânico, e muitos autores citavam apenas essas duas modalidades de trafego, não que estejam totalmente errados, entretanto separar apenas dessa forma faz com que você possa não pensar com perfeição na sua estratégia digital, pois as outras formas de trafego também são importantes e devem ser levadas em conta ao planejar a sua estratégia, e quando se inclui elas apenas dentro dessas duas, elas passam despercebidas.

Os 5 tipos de tráfegos são:

  1. Trafego Orgânico
  2. Trafego Pago
  3. Trafego Direto
  4. Trafego de Referência
  5. Trafego Social

Tráfego Orgânico

Esse é o mais clássico e conhecido. A melhor forma de conseguir trafego orgânico é trabalhando de forma correta o SEO do site, aplicando as técnicas de posicionamento e postando conteúdo e informações relevantes.

O principal ponto desse tipo de trafego é o conteúdo relevante e bem escrito, de forma que os buscadores consigam entender, e seguir algumas técnicas de ranqueamento no seu site, e nos artigos, como por exemplo, criação de sitemap, não utilizar sites em flash, usar tag alt nas imagens, escrever na linguagem que sua audiência entenda, técnicas de Links, entre outras diversas técnicas.

O Tráfego Orgânico é extremamente qualificado e importante, quanto melhor posicionado, mais chances você tem de aparecer e engajar sua marca, pode ser considerado como um tráfego muito barato, levando em conta os seus benefícios.

Aqui é a qualidade do seu conteúdo e do seu site que manda, claro que existem outros fatores que ajudam, como por exemplo a força do seu site, do domínio, mas o principal é a qualidade do conteúdo e técnicas aplicadas ao texto e ao site. Feito um bom trabalho, você pode ser o primeiro do Google sem gastar com anúncios.

Temos profissionais especializados em SEO, se você quer seu site bem posicionado, me chame no whats, com certeza podemos te ajudar.

Tráfego Pago

Esse tipo também é bem conhecido, é aquele que atraímos através de pagamento, por meio de campanhas de links patrocinados por exemplo.

Existem diversos meio de atrair visitantes através do trafego pago, veja abaixo alguns dos meios utilizados:

  1. Google AdWords
  2. Anúncios do Facebook
  3. Bing Ads
  4. Anúncios do LinkedIn
  5. Instragam Ads
  6. Uol Clicks
  7. Anuncios no Youtube
  8. Anuncios direto em sites ou blogs de outras pessoas.

Você se pergunta, será que vale a pena pagar para atrair visitantes?

Com certeza, mas é preciso fazer da forma certa. Existem diversas estratégias que ajudam a ter melhores resultados, não é simplesmente impulsionar um post e pronto, é preciso entender todo o processo, compreender o perfil do seu cliente, alinhar com a estratégia, e procurar alinhar as outras formas de trafego junto com a estratégia de trafego pago.

Esse trafego lhe permite ter posições privilegiadas nos lugares mais acessados da internet, mas já imaginou? Você está lá na primeira posição do google, o cliente clica, entra no site e vai embora sem comprar nada e ainda por cima, nem lembra o site que entrou. Isso mesmo, nessa situação  você jogou dinheiro fora, ai que entra o trabalho de profissionais qualificados, tentar diminuir ao máximo que isso ocorra.

Tráfego Direto

Se você tem muito trafego desse tipo, parabéns, significa que você conseguiu que o visitante decorasse a URL do seu site. O trafego direto é quando é digitado diretamente o endereço do seu site no campo de URL, exemplo www.midiainteressante.com

Esse trafego geralmente demonstra a força da sua marca, projeto ou nome. Um branding forte é essencial para conseguir esse tipo de trafego, e um trabalho off-line acaba sendo bem importante para isso. E é muito bacana, pois mostra que o off-line e o on-line não estão distantes, e sim, devem estar ligados, cartões, folders, outdoors, tudo isso pode fazer parte de uma estratégia digital.

Tráfego de Referencia

Também muito importante, e traz muita credibilidade, é uma espécie de indicação para seu site. O trafego de referência é quando o usuário chega ao seu site através de outro site que tenha te indicado, além do visitante, esse site também lhe dá um voto de confiança, pois um link de um site importante também lhe ajuda no posicionamento nos sites de busca.

E interessante que esse trafego pode ser considerado orgânico ou pago também, pois uma indicação pode ser feita por vontade própria e de forma gratuita, ou você pode pagar para que alguém lhe indique, isso acontece muito hoje, às vezes até sem link como sendo citado por um youtuber por exemplo.

O mais bacana é que geralmente esse trafego não traz só visibilidade, mas também autoridade para o site, e quanto mais autoridade a pessoa ou site que indica tem, melhor é para quem recebe a indicação.

O Google entende que quanto mais você está sendo indicado por diferentes locais, significa que você tem relevância, então ele melhora sua visibilidade e seu alcance, e isso faz com que aumente seu trafego orgânico.

Tráfego Social

Esse é um dos tráfegos mais explorados, é aquele vindo de sites de redes sociais, como por exemplo, youtube, facebook, linkedin, twitter, instagram, entre outros.

Para ter sucesso nesse tipo de trafego é preciso de criatividade para competir com a grande quantidade de entretenimento que essas redes possuem, por exemplo, é muito mais fácil engajar um conteúdo de humor do que um treinamento empresarial.

Esse trafego é muito importante, atualmente quase todo mundo está presente em pelo menos uma rede social, então é preciso conhecer seu público alvo, para definir quais as redes são as que você também deve estar.

Você já imaginou estar de forma profissional na internet e utilizando todos os tipos de trafego? Concerteza você teria mais resultados do que usando apenas um ou dois tipos.

Toda a estratégia deve ser feita com profissionalismo, pois não adianta nada por exemplo, você conseguir que os clientes cheguem até o seu site, mas o site não passa credibilidade, é feio ou não funciona direito no celular que o cliente está usando.

Por isso, estou desenvolvendo junto com a Work2UP, um portal de cursos, a WORKLABS, com diversos cursos que vão ajudar nossos clientes a fazer e a entender como funciona o marketing na internet.

E se você tem interesse em ter uma presença na internet que lhe traga resultados, me mande um e-mail para willian@willianmedeiros.com ou me chame no whatsapp.

Loading...